Alfredo Volpi Pintor das Bandeirinhas – Pintor Ítalo Brasileiro
Nascido em 14 de abril de 1896 na cidade de Lucca, Itália, Alfredo Volpi e a família emigra para São Paulo em 1897 morando na região do Ipiranga. Como costume de imigrantes, ele começa com trabalhos artesanais tornando-se pintor decorador em 1911.
A partir de 1925 começa a fazer exposições coletivas, teve diversos ofícios nesse período em que buscava se firmar como um verdadeiro artista. Como artista autodidata fez diversos trabalhos na área da decoração de interiores e pinturas em geral, na década de 40 já fazia parte do grupo Santa Helena, importante grupo artístico da época que iria influenciar decisivamente em casamento com a arte moderna brasileira.
O artista integrou o Grupo Santa Helena com Fúlvio Pennachi e Francisco Rebolo Gonsales. Volpi se diferenciava por não ser um pintor conservador. Sua esposa, com problemas de saúde, forçou-o a mudar-se para Itanhaém, onde vinha aos finais de semana de São Paulo para vê-la e vender suas obras.
Pela tensão da enfermidade dela, o possibilitou a ter uma nova dinâmica em suas pinturas, com uma liberdade gestual própria. A série de marinhas mostram um particular que gradualmente se desenvolveria atingindo um abstrato em suas composições em termos de cores, linhas e formas. Ele recusava teorizações estéreis e sempre informado das correntes artísticas de sua época, não se filiando a nenhuma delas.
Veja abaixo alguns quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi:
Assuntos do Artigo:
- alfredo volpi
- obras de alfredo volpi
- alfredo volpi obras
- pintores brasileiros
- volpi
- anita malfatti
- obra de alfredo volpi
Comente Via FaceBook
veja essa matéria de Alfredo Volpi
que legal a história dele ele marcou muito a história dos pintores
que legal a história dele ele marcou muito a história dos pintores que legal .