Djanira Motta e Silva Grande Pintora Brasileira Nasceu em Avaré – SP
Djanira Motta e Silva nasceu na cidade de Avaré SP, no dia 20 de junho de 1914. Era neta de imigrantes austríacos e indígenas. Foi pintora, desenhista, ilustradora e cenógrafa.
Quando adoeceu de tuberculose, realizou seu primeiro desenho no Sanatório Dória. No Rio de Janeiro, tem seu contato com a arte, tendo um ponto de encontro com artistas e intelectuais da época.
Começou a frequentar o curso noturno Liceu de Artes e Ofícios, onde em 1943 expõe pela primeira vez uma mostra individual na Associação Brasileira de Imprensa. Foi influenciada pela pintura de Pieter Brueghel, conhecendo também Fernand Léger, Joan Miro e Marc Chagall.
Já no Brasil, realizou o mural Candomblé para a residência do escritor Jorge Amado e painel para o Liceu Municipal de Petrópolis. No Rio de Janeiro tornou-se uma das líderes do movimento pelo Salão Preto e Branco, como protesto de artistas contra os altos preços do material para pintura.
Sendo religiosa, ingressou na Ordem Terceira Carmelita, recebendo o hábito com o nome de Irmã Tereza do Amor Divino. Em 1972 recebe do Vaticano a Medalha e Diploma da Cruz “Pro Ecclesia et Pontifice”, conferida pelo Papa Paulo VI.
Foi a primeira artista latino-americana representada com obras no Museu do Vaticano pintada por apenas seu braço esquerdo. Suas obras eram poéticas e singelas, pintando a paisagem nacional, habitantes e costumes nacionais.
Veja alguns quadros da brasileira Djanira Motta e Silva:
Assuntos do Artigo:
- djanira da motta e silva
- djanira da motta e silva obras
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!