Emanoel Alves Araújo Era Pintor Desenhista e Escultor Brasileiro
Emanoel Alves de Araújo nasceu em 15 de novembro de 1940 em Santo Amaro da Purificação Bahia. Foi escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo.
Seu pai era cafuzo e sua mãe mestiça, nasceu na tradicional cidade baiana de Santo Amaro da Purificação, inspirando-o assim para executar algumas de suas produções.
Foi descendente de ourives e aprendiz de marceneiro do mestre Eufrásio Vargas, trabalhando em linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial do Estado, dominando assim sua técnica e a sensibilidade da expressão.
Matriculou-se na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, tendo aulas de gravura com o mestre Henrique Oswald.
Recebeu menção honrosa especial da Associação Brasileira de Críticos de Arte em 1999 sendo também curador e diretor do Museu Afro-Brasil.
Em Nova York, a City College University o convidou para lecionar artes gráficas, desenho, escultura e gravura. Pelo seu vasto conhecimento cultural, suas obras tinham a característica de calor e sensibilidade contidos na população brasileira que nem todos os estrangeiros ou mesmo os próprios brasileiros vêem.
Suas pinturas tridimensionais se destacam pelas grandes dimensões, relevos e formas integrantes nas edificações urbanas. Seu estilo único dialoga com movimentos artísticos de toda a história, com ênfase nas características africanas.
O artista Emanoel foi o líder em uma gigantesca reestruturação na Pinacoteca do Estado de São Paulo nos anos 90, transformando o prédio num dos principais museus do Brasil, pronto para receber grandes exposições nacionais e internacionais.
Veja abaixo algumas esculturas e quadros de Emanoel Araújo:
Assuntos do Artigo:
- obras de emanoel araujo
- onde está a obra relevo de emanuel araújo
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!