Farnese de Andrade – Pintor e Escultor Brasileiro
Farnese de Andrade Neto nasceu em Araguari MG em 1926. Foi pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador, estudando em Belo Horizonte onde teve como professor de aulas de desenho Guignard e colegas como Amílcar de Castro, Mary Vieira e Mário Siléso na escola do Parque.
Farnese de Andrade trabalhou como ilustrador no Suplemento Literário do Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal de Letras e em periódios como Rio Magazine, Sombra, O Cruzeiro, Revista Branca e Manchete.
No Rio de Janeiro, aperfeiçoou em suas pinturas a técnica de gravura em metal no Museu de Arte Moderna, conhecendo nesse ateliê Rossini Perez trabalhando com ele durante três anos.
Passando a criar obras de materiais descartáveis naturais e industriais, como brinquedos destruídos, imagens de santos, cacos de vidro, conchas, mariscos no ano de 1964, posteriormente começou a utilizar móveis de antiquários, depósitos e brechós. Utilizava também fotografias antigas, como os da sua própria família. No final da década de 60, começou a usar em suas obras resina de poliéster.
Em Barcelona na Espanha, após ganhar o Prêmio de Viagem ao Exterior ganho no salão Nacional de Arte Moderna, montou um estúdio que permaneceu até 1975. Veja alguns quadros e esculturas do artista brasileiro Farnese de Andrade:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!