Hugo Gellert – Pintor
Hugo Gellert nasceu em 03 de maio de 1892 na cidade de Budapeste, Hungria. Ele estudou na Cooper Union e na National Academy of Design. Usou sua arte promovendo suas ideias para as pessoas comuns que eram injustiçadas pelo racismo e capitalismo. Suas obras serviram de slogans ilustrando a realidade da época.
Em 1916 publicou sua primeira arte anti-guerra, sendo destaque na revista ilustrada Federação Socialista Húngaro The Masses. Criou também várias ilustrações para a revista Eastman e fazendo a primeira capa da revista radical americana O Libertador.
O Museu de Arte Moderna de Nova York, em uma posição não muito confortável com a pessoa de Gellert, pediu para suas pinturas serem retirados de sua coleção. Posteriormente foram obrigados a reconsiderar sua arte quando outros artistas, que compartilhavam dos ideais socialistas dele, vieram em sua defesa ameaçando retirar também suas obras do recinto.
No ano de 1939, contribuiu para a organização do grupo Artistas de Defesa, tornando-se presidente dos Artistas para a Vitória. Suas crenças o colocaram entre os maiores artistas americanos da época Art Deco. Ele também pintou vários murais públicos na época, entre os quais sobrevivem os da entrada dos quatro edifícios do Parque Seward Housing Corporation.
Veja abaixo algumas das artes em quadros mais famosas do pintor Hugo Gellert:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!