Jean Auguste Dominique Ingres Pintor e Desenhista Francês
Jean Auguste Dominique Ingres nasceu no dia 29 de agosto de 1780 em Montauban na França. Ele foi pintor, desenhista, onde se dedicava suas obras nos períodos do Neoclassicismo para o Romantismo. Em Roma, aperfeiçoou suas técnicas com as de Rafael e do maneirismo. Sua técnica era notada pelo acabamento impecável, cada linha feita com muita qualidade. Ele foi considerado um precursor da arte moderna.
Conhecido simplesmente como Igres foi um mestre pintor e desenhista que preferia os retratos e os nus em suas telas, entre seus retratos famosos estão Bonaparte Primeiro Consul, O Pintor Granet, A Bela Célia e outros. Pintou também inúmeros nus como Banho Turco, A Banhista e A Grande Odalisca. Alcançou grande sucesso e também grandes fracassos em sua carreira, mesmo assim é considerado um mais importantes nomes da pintura do século XIX
Em 1786 Ingres começou seus estudos na Ecole des Freres de l’Education Chrétienne, mas por causa da Revolução Francesa teve que interromper sua estadia na academia. Já em 1791, quando viajou com seu pai, ingressa na academia de arte de Toulouse, tendo como professores Jean-Pierre Vigan, Jean Briant e Joseph Roques. Ele tinha preferência em pintar retratos e nus com as cenas mitológicas e históricas, como Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville.
Ele tinha domínio em cada traço de seus desenhos, onde o mais conhecido foi Apoteose de Homero. Ele recebeu o título de Grande Oficial da Legião de Honra, e posteriormente terminou uma de suas obras conhecida pelo charme A Fonte. Ele realizou algumas pinturas históricas como Luis XIV e Moliére, obras religiosas, como Virgem Maria. Após suas obras serem destaque, recebeu o título de senador do império.
Veja abaixo alguns quadros do artista francês Jean-Auguste Dominique Ingres:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!