Lívio Abramo – Pintor, Desenhista e Gravador Brasileiro
Lívio Abramo atribui sua influência artística aos pais, pois ambos os incentivaram e eram sensíveis às artes, procurando sempre incentivarem ele e seus irmãos a participarem de eventos artísticos. Ele tinha um sonho de ser arquiteto, mas problemas financeiros o impediram de estudar. Se refugiou na técnica da gravura, mas aprimorou seu conhecimento no autodidatismo. Kathe Kollwitz foi sua forte influência de gravuras expressionistas.
Comunismo, Trotskismo e Socialismo era o que interessava a ele. Ele colaborava nessa época fazendo ilustrações para tabloides sindicalistas, após ser expulso do Partido Comunista acusado de trotskismo.
Suas xilogravuras tinham impressionantes detalhes, o que o ajudou a ser reconhecido. Em 1950 ganhou o 1º Prêmio de Gravura da 2ª Bienal de São Paulo, Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes e honrarias da ordem do Rio Branco em 1953. Com uma inteligência abrangente, forte personalidade e inabalada integridade, produziu várias pinturas com gravuras, desenhos, charges, design de objetos, textos críticos, aulas e curadoria de exposições.
Em 1931, o jornal Diário da Noite o contratou para fazer suas primeiras charges. Vivendo metade de sua vida no Paraguai, participou na Fundação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, fundando também o Estúdio de Gravura. Teve o privilégio de ter contato com vários artistas, dentre eles: Oswaldo Goeldi, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral. Veja abaixo algumas obras e quadros do pintor brasileiro Lívio Abramo:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!