Surrealismo A História – Salvador Dali Pintor Surrealista
Surrealismo foi um movimento surgido na década de 20 com gênero artístico e literário, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Esse período foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939).
A palavra Surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire, um jovem artista ligado ao Cubismo. As principais características desse estilo são uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana.
Esse tipo de arte se destacou principalmente por meio de quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas. Os principais artistas desse período artístico foram René Magritte, Picasso, Max Ernrst e o grande per cursor desse movimento Salvador Dalí.
A Segunda Guerra Mundial provou ser destrutiva para o Surrealismo, pois mesmo durante a guerra muitos artistas continuaram suas obras, muitos membros do movimento continuaram a se encontrar e trocar correspondências. Esse movimento chegou ao Brasil com pintores como Tarsila do Amaral e Cícero Dias e na Literatura com os escritores Aníbal Machado e Mário Pedrosa, porém com um ar mais modernista.
Abaixo segue algumas obras de arte surrealistas:
Assuntos do Artigo:
- surrealismo caracteristicas
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!