Wesley Duke Lee – Pintor Brasileiro
Wesley Duke Lee nasceu em São Paulo no dia 21 de dezembro de 1931. Foi desenhista, gravador, artista gráfico e professor. Fez curso de desenho livre no MASP e realizou um dos primeiros happenings no país chamado O Grande Espetáculo das Artes.
Em Paris estudou desenho na Academie de la Grande Chaumiére e gravura no ateliê de Johnny Friedlaender. Trabalhou e estudou com o pintor Karl Plattner em São Paulo, Áustria e Itália. Formou o movimento artístico Realismo Mágico em 1963 com Pedro Manuel Gismondi, a pintora Maria Cecília, Bernardo Cid, Carlos Felipe Saldanha e Otto Stupakoff, que realizou uma série de ambientes e instalações apresentada na 44ª Bienal de Veneza.
Ganhou menção honrosa na 43ª Annual Exibition of Adversising Art and Design e o prêmio Ampulheta na Biblioteca Municipal de São Paulo. Quando foi preso pelo golpe militar, produziu uma série de obras criticando as atitudes e ideologias da revolução. Lecionou Desenho na Faculdade de Arquitetura no Mackenzie, na Escola de Desenho Industrial de Ribeirão Preto e na pós graduação da Universidade do Sul da Califórnia em Irvine.
Também teve participação do projeto Art and Technology realizado pelos Los Angeles County Museum of Art e em Nova York realizou seus primeiros projetos com a técnica da reprodução xérox.
Recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte os prêmios de Melhor Pintor Paulista do Ano de 1976 e de Melhor Exposição Retrospectiva em 1993, como caracterizava seus trabalhos como críticos sócio-políticos, erotismo e utilização de materiais e práticas inovadoras, intervindo na percepção real da ideologia na produção.
Veja abaixo alguns quadros e pinturas do brasileiro Wesley Duke Lee:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!