Yutaka Toyota – Pintor e Escultor Brasileiro
Yutaka Toyota nasceu em Tendo no Japão em 1931. Foi escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, se interessando por arte desde criança. No início sua irmã lhe sustentava, mas com o tempo passou a se auto-sustentar trabalhando na construção de cenários teatrais com uma bolsa de estudos adquirida.
Estudou Desenho Industrial na Universidade de Arte de Tóquio e na Escola de Belas Artes, trabalhando no Instituto de Pesquisas Industriais em Shizuoka, onde executava projetos de design para fábricas de carros e motos. Já no Brasil, em São Paulo foi convidado para trabalhar numa fábrica de móveis, passando a usar o espaço cósmico como inspiração e o aço como seu ocupante.
Entrou para o Grupo Seibi, compartilhando suas ideologias desses artistas. Na Argentina, decidiu aprimorar seus conhecimentos. Retornando ao Brasil, montou um ateliê de pintura. Na Itália, iniciou seus projetos tridimensionais, tendo como principal material aço inoxidável. Tinha o trabalho de moldar o aço de maneira que o resultado fossem espelhos côncavos e convexos refletindo o espaço infinito e deixando uma visão relativa para cada observador. Venceu o concurso Piaceta di Milano e desenhou produzindo um painel de cimento armado com ferro para o jardim de Pagani.
Ele recebeu o Prêmio Medalha de Ouro no Salão Paulista de Arte Moderna em 1963, Prêmio Governo do Estado da Bahia na Bienal de Artes Plásticas em 1968, Prêmio Banco de Boston, a Medalha do Cavaleiro da Ordem do Mérito em 1981, entre outros. Tem no mínimo 100 monumentos expostos no Brasil, como esculturas para a Praça da Sé, para o Hotel Maksoud Plaza, no Parque Toyotomi, no jardim e no museu da FAAP e no Salão do Mofarrej Sheraton Park Hotel; na cidade de Guarujá (litoral de São Paulo) fez uma escultura ao ar livre; na cidade de Brasília executou esculturas no Salão Nobre do Clube do Exército e na Praça Sarah Kubitschek.
Veja abaixo algumas obras do artista brasileiro Yutaka Toyota:
Comente Via FaceBook
Seja o primeiro a comentar!